A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) iniciou a exportação do e-Delivery para mais um país. Primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido e produzido na América Latina, o pequeno caminhão movido a baterias começa a ser exportado para a Guatemala, mais um país a receber o modelo depois do Paraguai e México – que recebeu algumas unidades no final do ano passado.
Segundo a VWCO, duas unidades do e-Delivery acabaram de desembarcar na Guatemala, onde vão prestar serviços para a frota da Coca-Cola FEMSA Guatemala. A FEMSA segue investindo em eletrificação para a sua frota e ampliando sua parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, tanto que a empresa de bebidas se consolida como o segundo maior frotista elétrica VW no Brasil e também no exterior, com um total de 33 unidades.
Embora a VWCO não tenha revelado quais modelos efetivamente foram exportados para a Guatemala, hoje o e-Delivery vem equipado com um motor elétrico WEG de 300 kW (408 cv) e 220 kgfm de torque montado na parte traseira do caminhão. O sistema elétrico de 650 volts é alimentado por baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) da chinesa CATL importadas e montadas pela Moura. Além disso, o caminhão é oferecido com duas capacidades carga, bem como diferentes tamanhos de entre-eixos e de módulos bateria. Veja abaixo:
“O futuro chegou à Guatemala. A introdução dos caminhões e-Delivery confirma o compromisso da Volkswagen com a proteção do meio ambiente ao contemplar opções de veículos que combinam o transporte de cargas de forma cada vez mais limpa. Isso, por sua vez, favorece as empresas que buscam investir em soluções com melhor desempenho e menor custo de manutenção”, pontua Esteban Cáceres, gerente geral do Grupo Continental Motores, importador oficial da Volkswagen Caminhões e Ônibus no país.
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